Dom Joércio Gonçalves Pereira C. Ss. R.

Dom Joércio Gonçalves Pereira C. Ss. R.

25/03/2006 - 22/07/2009

Dom Joércio Gonçalves Pereira, foi o terceiro bispo da Prelazia de Coari. Natural da cidade de Virgínia, no sul de Minas Gerais. Nasceu no dia 03 de setembro de 1953. Seu pai é o senhor João Batista Pereira Filho e sua mãe já falecida se chamava Maria do Carmo Aparecida. Dom Joércio iniciou seus estudos no Seminário Redentorista na cidade de Tietê-SP e depois em Aparecida-SP. Cursou Filosofia e Pedagogia na Faculdade Salesiana Filosofia Ciências e Letras de Lorena, na cidade de Lorena-SP de 1975 a 1977. Fez seu noviciado na cidade de São João da Boa Vista-SP e o curso teológico no Instituto Teológico São Paulo-ITESP, na cidade de São Paulo-SP. Depois de 1992 a 1994, se tornou Mestre em Espiritualidade pela Universalidade Gregoriana de Roma-Itália.

Logo após sua ordenação sacerdotal em 26 de fevereiro de 1983, trabalhou na pastoral do Santuário Nacional junto aos romeiros em Aparecida-SP. Depois trabalhou no campo da formação com os estudantes de filosofia em Campinas-SP, também na cidade de São Paulo-SP. Voltando de Roma, se tornou mestre de noviços na cidade de Tietê-SP de 1995 a 2000. Foi também Vice Superior Provincial da Província Redentorista de São Paulo. Continuou sendo membro do Governo Provincail, superior da comunidade e vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Sao Paulo-SP. De 2003 a 2005 foi transferido para Aparecida-SP e se tornou Superior da comunidade redentorista e Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 30 de novembro de 2005, na festa de Santo André, Apóstolo, foi nomeado Bispo Coadjutor, da Prelazia de Coari-AM. Seu lema episcopal é tirado de João 15,16: "Eu vos escolhi". Por um ano trabalhou como bispo coadjutor de Dom Gutemberg, depois se tornou bispo Prelado de Coari e por motivo de saúde pediu a renúncia do governo da Prelazia. No dia 22 de julho de 2009, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia e ele deixou nossa Prelazia indo morar com os Redentoristas em São Paulo-SP e em Aparecida-SP.