DOM MARCOS BENZE A NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM COARI
04 MAR 2023

DOM MARCOS BENZE A NOVA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM COARI

No dia 3 de março de 2023, o Município de Coari ganhou novas instalações da Sede da Promotoria de Justiça do Município de Coari, Dra. Simone Martins Lima. Da inauguração participaram o Ex.mo. Sr. Prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, o Exmo. Sr. Procurador-Geral da Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Amazonas, Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, além de autoridades da justiça, vereadores e autoridades civis e religiosas. Dom Marcos foi convidado para a benção. No início da benção o bispo leu o trecho do Evangelho de São Mateus onde Jesus nos convida a sermos o Sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13 – 16). Na sua reflexão lembrou que existe a separação entre o Estado e a Igreja. O Estado é laico, mas os cidadãos têm a sua fé, a sua religiosidade e por isso, preservando a autonomia dos dois, faz sentido rezar, benzer e pedir a benção de Deus. O ser humano é definido como “Homo sapiens”, como“ Homo Fáber, como” Homo Ludens, mas também como “Homo Orans” — “Homem que Reza”. Sendo assim, as pessoas, desde os tempos remotas, constroem os lugares de culto e rezam. Paulo Freire nos lembrou que o ser humano é um “Ser Inacabado” e por isso precisamos da graça de Deus na nossa vida. Dom Marcos falou que vivemos num mundo marcado por muitas coisas bonitas, pelo progresso, pela ciência, tecnologia cada vez mais avançada. Porém, no meio de nós temos muitas chagas como fome, desigualdade, violência, injustiça, guerras, drogas, etc. Ainda hoje é atual a frase do famoso Ruy Barbosa, pronunciada em 1014: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantear-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Precisamos zelar mais, como nos lembra o Papa Francisco na “Fratelli Tutti” zelar pela cultura do encontro e pela fraternidade universal. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 127, vem em ajuda a superar as desigualdades dizendo; “O Ministério Público tem como tarefa: a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, a defesa da ordem jurídica e a defesa do regime democrático”. A sociedade é chamada a zelar pelos menos favorecidos e pobres. Mahatma Gandhi, o pai da Índia, disse: “Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa aos pequenos e às minorias”. São João Paulo II, disse em Paris, em 1997: “Uma sociedade é julgada pela mentira de encarar os feridos da vida e pela atitude diante dos doentes, injustiçados e pobres”. Finalizando a sua reflexão, o bispo parabenizou todos que tornaram uma realidade de ter no Município de Coari uma nova e moderna sede do Ministério Público. Em seguida abençoou a água, rezou uma benção especial e os participantes com o prédio foram aspergidos com a água benta. O ato religioso terminou com a oração do “Pai-Nosso” e a benção final. Que a nova sede do Ministério Publico sirva a todos os munícipes de Coari em busca de uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais justa.