Seminário Sant'Ana

Seminário Sant'Ana

• Rua Coronel Simões, Duque de Caxias, Coari
  • (97)3561-2889

Foi em 1999 que as condições pareceram favoráveis para o sonho de nosso Seminário se tornar realidade. Nesse ano, catorze jovens se apresentaram para serem padres na Prelazia. Três foram encaminhados para o Seminário Maior em Manaus. Os outros precisavam de maior ajuda para continuar a caminhada vocacional. O Padre Francisco José (Zezinho) então responsável pela promoção vocacional estudou a possibilidade de enviar nossos jovens candidatos para outro seminário menor ou começar o nosso em Coari. Foi constatado na época algumas possibilidades favoráveis à criação de nosso próprio Seminário.

A equipe de formação da Prelazia decidiu começar o Seminário Menor da Prelazia de Coari. Em 16 de Fevereiro de 2000 nasceu em Coari o Seminário Sant´Ana[1]. Na inauguração foi celebrada a missa por Dom Gutemberg e os Presbíteros da então Prelazia, por ocasião de sua primeira reunião do clero no ano 2000. Estavam presentes também alguns familiares dos primeiros seminaristas e as irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo.

A finalidade do Seminário Sant´Ana é de preparar os jovens da Prelazia que querem ser padres e enviá-los para o para o Seminário Maior em Manaus e continuarem a caminhada de formação humana, cristã em vista do Presbiterado (sacerdócio).

[1] Prelazia de Coari.  Livro tombo. Abertura 1964, pg. 26.