16 FEV 2024

ABERTURA DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NO SEMINÁRIO SANT'ANA, EM COARI!

Image titleNo dia 16 de fevereiro, aconteceu oficialmente a abertura do início das atividades formativas no Seminário Sant'Ana, em Coari. Neste mesmo dia celebra-se o aniversário de fundação da casa de formação dos futuros presbíteros da Diocese de Coari. A abertura do ano formativo foi realizado com a Santa Missa presidida por Dom Marcos Piatek, houve a presença dos padres que evangelizam em Coari, das irmãs religiosas, bem como de familiares dos seminaristas e outros fieis. Neste ano, residem na casa de formação 4 jovens, sendo dois seminaristas da Diocese de Coari (Hilton da Silva Rosa e Tayson Souza de Melo) e dois pertencentes a Diocese do Alto Solimões (Jainer Reina Muratju e Higor Carneiro da Silva), que iniciam o intinerário formativo do ano propedêutico.

Durante esse período, irão amadurecer na vocação presbiteral. Os padres são os ministros ordenados da Igreja, são eles os pastores das nossas paróquias, responsáveis por serem guias espirituais que conduzem o povo católico em direção a Jesus Cristo, nosso Salvador. Sua vocação é mais do que uma profissão; é um chamado interior, um compromisso com Deus e com o serviço ao próximo. Os presbíteros são fontes de inspiração, consolo e orientação, sustentando a vida espiritual dos fieis e fortalecendo os laços da comunidade. Assim, a importância da vocação sacerdotal é inestimável, pois ela alimenta e fortalece a fé, promovendo o bem-estar espiritual e o crescimento pessoal de todos os que estão ao seu redor.

Com a celebração da Santa Missa, o Seminário Sant'Ana deu início não apenas ao ano letivo, mas também a um período de reflexão, oração, aprendizado e crescimento espiritual destes jovens. Após a Celebração Eucarística, uma confraternização reuniu todos os presentes num café da manhã, fortalecendo os laços de amizade e comprometimento com a missão educativa e religiosa da instituição.