16:19
Fone (97) 3561-2227
01 ABR 2024

Tríduo Pascal na Diocese de Coari

Image title

Image titleA semana Santa é marcada pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Esses eventos juntos são chamados de Tríduo Pascal, o mesmo é uma importante celebração cristã que ocorre nos três dias que antecedem à Páscoa. Todas as paróquias na Diocese de Coari viveram a partir das celebrações o Tríduo Pascal. Na cidade de Coari, o bispo diocesano, Dom Marcos Piatek, presidiu a Santa Missa de Quinta-feira Santa com a Instituição da Eucaristia e o rito do Lava Pés na Catedral. Os demais padres da cidade de Coari presidiram nas outras comunidades e nas paróquias da cidade.

Na Sexta-feira Santa, a Igreja em silêncio e em profundo respeito aos últimos acontecimentos da vida de Jesus, recorda o dia da Paixão e Morte de Jesus Cristo na Cruz. Neste dia, muitos fiéis participaram da via sacra nas paróquias, revivendo através das estações os últimos passos de Jesus até o calvário. Tradicionalmente, as paróquias, realizam a procissão do Senhor Morto, em outras paróquias acontece a encenação em forma de teatro da Paixão, Morte e Ressureição do Senhor. Esta encenação, buscar evangelizar em forma do teatro o grande amor e a entrega perfeita do Senhor por nós na cruz. 

Image title

Image title

O Sábado Santo pela manhã é marcado pelo grande silêncio. A Santa Igreja através das Sagradas Escrituras, o Magistério e a Tradição nos ensinam que neste dia o Senhor desceu a Mansão dos Mortos e restitui à humanidade outrora marcada e manchada pelo pecado, agora para a graça divina. São Paulo afirma que: “Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!” (Rm 5,17). Neste dia santo, Jesus Cristo vai de encontro com a humanidade e nos resgata para junto de Deus em seu Reino. Na noite do Sábado Santo, em todas as nossas paróquias foi celebrado a Mãe de todas as Vigílias.  A Vigília Pascal, nesta celebração acontece a benção do fogo novo, o acendimento do Círio Pascal, a proclamação da Páscoa com o canto do Exulte, é narrado a história da salvação através das leituras bíblicas, além da Igreja entoar com júbilo o canto glória, bendizendo a Deus pela ressureição de Seu Filho amado. Neste dia também, novos cristãos renascem através do Sacramento do Batismo. Na Diocese de Coari, as nossas paróquias realizaram está tão linda e importante Vigília Pascal com o batismo de jovens e adultos.

Image titleNo Domingo de Páscoa, a Igreja se reuni em júbilo e com alegria para louvar a Deus pela grande graça da ressureição de Jesus. Este é o dia mais sagrado para os cristãos. Em nossa Diocese todas as paróquias celebraram a Páscoa de Jesus que é um dia de alegria e esperança para todos os fiéis.

Image title

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top