22 ABR 2024

Curso de Liturgia Diocesano Capacita Agentes de Pastorais na Diocese de Coari

Entre os dias 19 e 21 de abril, a Casa de Retiro Santo Afonso e Centro de Formação Missionária da Diocese de Coari acolheu o Curso de Liturgia Diocesano, uma iniciativa promovida pela coordenação de pastoral diocesana. Os temas abordados foram: os Ministérios na Igreja, Ano Litúrgico e Instrução do Missal Romano na parte da Missa com o Povo, o curso reuniu uma participação expressiva de agentes de pastoral em busca de aprofundamento e formação.

O curso iniciou com a Santa Missa na sexta feira, presidida por Padre Felipe Jorge, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Codajás e Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica. Após a Celebração Eucarística, o Padre Valdivino Araújo, pároco da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião, em Coari, foi um dos palestrantes destacados, abordando, no início do curso, a função e a sacralidade dos diversos ministérios na Igreja e a Instrução Geral do Missal Romano. Sua apresentação enfatizou a necessidade de uma assembleia atuante, participante da Missa como Corpo de Cristo.

Outro destaque foi a contribuição da Irmã Graça, Pia Discípula do Divino Mestre, que enfatizou a importância do mistério celebrativo durante o ano litúrgico na Igreja e fez algumas vivências rituais. Suas colocações trouxeram reflexões valiosas sobre a vivência e compreensão dos ritos ao longo do ano litúrgico.

Ao todo, 86 pessoas, provenientes das paróquias de Codajás, Anori, Anamã e Coari, participaram ativamente do evento. Esses três dias foram marcados por intensos momentos de aprendizado sobre o mistério celebrado na Missa, reforçando a importância de uma preparação adequada para uma participação ativa e consciente no mistério pascal de Jesus.

A Diocese de Coari reafirma seu compromisso com a formação dos leigos e leigas, promovendo cursos como este na Casa de Retiro e Centro de Formação. Além de capacitar os agentes de pastorais, essas iniciativas contribuem para o fortalecimento da vida litúrgica e pastoral na diocese.

Que este momento de formação seja também um impulso para que todos possam rezar e trabalhar pela promoção das vocações na Igreja particular de Coari, fortalecendo assim a missão evangelizadora de toda a comunidade.

Image titleImage title