Começou, em Aparecida, a 60ª Assembleia Geral da CNBB
19 ABR 2023

Começou, em Aparecida, a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Image titleNo dia 19 de abril de 2023, com a invocação do Espírito Santo e sob a proteção da Mãe Aparecida, os Bispos do Brasil iniciaram a sua anual Assembleia Geral. Hoje a CNBB conta com 326 bispos na ativa, 157 bispos eméritos, o que dá no total 483 bispos. Esta assembleia é eletiva: vai ser eleita a nova presidência e várias comissões pastorais episcopais. No total são cerca de 30 temas a serem refletidos, além de um dia de retiro espiritual. Contamos com a presença do Núncio Apostólico, Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil. Essa atitude leva o bispo a dizer que “esperamos que agora, que o Brasil vive novos tempos de reconstrução da democracia, queremos que a Constituição seja observada, que a democracia seja defendida, que a nova Presidência da CNBB assuma esses compromissos muito importantes para o povo brasileiro”. Dom Edson se referiu “aos pobres que passam fome”, considerando que “a Campanha da Fraternidade foi providencial, foi profética, diante dessa situação de 33 milhões de brasileiros ou mais que passam fome”. O presidente do Regional Norte1 chamou a “atender os desempregados, cuidar da educação e da saúde do povo, são necessidades básicas e fundamentais”. Diante disso, chamou os bispos a “fazer a nossa parte em relação à fome, o desemprego, a educação e a saúde”. Rezemos para que esta importante reunião do episcopado brasileiro seja frutuosa para a nossa Igreja e copiosamente abençoada por Deus.