Formação Diocesana de Liturgia em Coari
08 MAI 2023

Formação Diocesana de Liturgia em Coari

Para aprofundamos cada vez mais a formação litúrgica, aconteceu na Casa de Retiro Santo Afonso, Centro de Formação Missionária, nos dias 5 a 7 de maio, a Formação para a Pastoral da Liturgia da Diocese de Coari. Com o tema: CANTO E MÚSICA LITÚRGICA COMO SINAL SENSÍVEL PARA ATUAR NO MISTÉRIO DA PÁSCOA DE JESUS. Como assessor tivemos o senhor Erivaldo Silva Ferreira, leigo, graduado em Teologia pela PUC/SP. Mestre em Teologia, pela PUC/SP, com concentração em Liturgia. Pós-graduação em Liturgia pelo IFITEG. É professor de Filosofia, Sociologia e Prática de canto coral. Membro do Corpo Eclesial de Compositores da CNBB. Membro da Universa Laus. Presta serviços às Edições CNBB, contribuindo no acervo e organização do canto litúrgico do Brasil (Hinários Litúrgicos da CNBB e Campanhas da Fraternidade). No dia 05 de maio começou com a Santa Missa presidida por Dom Marcos Piatek, bispo diocesano e na concelebração os padres Felipe Jorge, acesso religioso da pastoral da liturgia e pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, Pe. Valdivino Araújo, Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da paróquia Sant’Ana e São Sebastião, juntamente com os seminaristas. Durante esses dias de muitos aprendizados, esclarecimento para todos. Participaram os membros da pastoral da liturgia das paróquias. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Coari, Santuário São Francisco de Anamã, Nossa Senhora de Nazaré de Beruri, São Pedro de Coari, Nossa Senhora das Graças de Codajás, Imaculada Conceição de Anori e Sant’Ana e São Sebastião de Coari. Na missa de encerramento os participantes cantaram os cantos em coro com divisões de vozes, foi celebrada por Dom Marcos que em sua homilia destacou a importância de termos conhecimentos com a importância da liturgia na Igreja. Na concelebração estavam os padres Josinaldo Plácido, Valdivino Araújo, Felipe Jorge e Paulo Araújo. Como diz Santo Agostinho “Quem canta reza duas vezes” e citada no catecismo da Igreja Católica que nos ajuda a entender a importância da música e consequentemente, de quem a faz acontecer.