13 JUN 2023

Benção da lancha da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião

Image titleNo dia 8 de junho de 2023, Solenidade de Corpus Christi foi abençoada a Lancha Catedral da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião às 10h no cais da cidade. O Rito de Benção foi realizado por Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari. Estavam presentes: Pe. Valdivino, o pároco, Pe. Adeilson Vieira, Pe. Luís Carlos, Pe. Josinaldo, PeTacisio Magno, as Irmãs da Sagrada Família de Spoleto, Irmã Solange Moreira, Irmã Noele e alguns membros do Conselho de Pastoral Paroquial, com alguns funcionários da Paróquia.

Dom Marcos Piatek enfatizou a importância da Lancha como instrumento de evangelização tão necessário para a nossa região e para esta Paróquia, que tem o maior número de comunidades rurais de nossa Diocese. O bispo ainda agradeceu aos benfeitores, construtores, colaboradores da Paróquia e aos que trabalham na evangelização rural, leigos e leigas, religiosas e padres. Após o Rito de Benção foi servido um lanche e feita uma volta de navegação na Lancha no Lago de Coari na frente da cidade com todos os presentes.

A construção desta nova embarcação Missionária iniciou com assinatura do contrato de construção no dia 20 de agosto de 2022 entre a Diocese de Coari e a Atuariá embarcações Eirele, representadas por Dom Marcos Piatek e Tomaz de Souza. Desta data em diante as obras começaram num estaleiro em Manaus. Foi dez meses, Pe. Valdivino Araújo, como pároco da Paróquia para qual estava sendo construída a Lancha, ficou responsável pelo acompanhamento. No dia 1? de junho de 2023, às 11h20min a Lancha Catedral desceu para água, foram 5 dias fazendo os ajustes testes em Manaus. No dia 3 de junho foi entregue as chaves da embarcação ao Pe. Valdivino e a documentação com o projeto de construção.

No dia 6 de junho de 2023, às 6h12min a Lancha Catedral saiu de Manaus para Coari, com os dois motoristas, sr. Luís Maciel e Bener, a Colaboradora Raimunda Sales e o pároco Pe. Valdivino Araújo. Por opção e para não forçar a máquina que está em teste, correndo apenas em 17 milhas das 22 possíveis, chegamos a Codajás às 17h, fazendo uma viagem de 11 horas até esta cidade, dormiram em Codajás e continuando a viagem às 6h da manhã. Com as bênçãos de Deus e a intercessão de Sant'Ana e São Sebastião atracamos no cais de Coari às 11h do dia 7 de junho de 2023. Agradecemos a Deus, aos benfeitores que nos ajudaram com recursos financeiros, aos fiéis da Paróquia, especialmente às comunidades rurais, aos construtores na pessoa do seu Tomaz de Souza, ao bispo Dom Marcos Piatek, ao Pároco, Pe. Valdivino Araújo, e a todos e todas pelas orações e comunhão.