25 JUL 2023

DIOCESE DE COARI REALIZA FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS.

A Catequese prepara as pessoas para ser Discípulas Missionárias de Jesus. Essa deve ser um itinerário de conhecimento do projeto de Jesus de Vida e Salvação da humanidade. Para que o processo catecumenal seja frutuoso é necessária uma boa preparação dos Catequistas. A Diocese de Coari, em Comunhão com a Igreja no Brasil, vem assumindo a Catequese como Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal para formar Discípulos e Discípulas de Jesus. O documento 107 da CNBB tem orientado esse processo. Duas vezes ao ano os catequistas se reúnem para formação, diocesana, isso além da formação que deve acontecer ao nível de Paróquia e Comunidade. Este ano o segundo encontro Diocesano de Catequistas foi realizado no período de 21 a 23 de julho no Centro de Formação Missionária da Diocese - Casa de Retiro Santo Afonso em Coari. A Formação teve como orientadores Ir Graça, PDDM, e Pe. Valdivino Araújo. A irmã trabalhou a temática do ano litúrgico, tão necessário para os nossos Catequistas e a base do processo catecumenal. O padre apresentou as Sagradas Escrituras aprofundando a parte de Gênesis 1 - 11, a compreensão dos Mitos na História do Povo de Deus, conteúdo que deve ser apresentado com profundidade nesse processo. Participaram 55 pessoas. 33 da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião; 9 da Paróquia N. S. do P. Socorro; infelizmente não houve participação da Paróquia São Pedro, Nossa Senhora de Nazaré - Beruri, Cristo Libertador, Santo Afonso, 05 da Paróquia N. Senhora das Graças - Codajás, 3 da Paróquia Imaculada Conceição - Anori; 02 da Paróquia Santuário de São Francisco - Anamã; 02 da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré - Manacapuru. Agradecemos a nossa Diocese na pessoa do nosso bispo, Dom Marcos Piatek, da Coordenação de Pastoral e Pastoral Diocesana de Catequese na pessoa do Pe. Valdivino Araújo; o Centro de Formação Missionária na pessoa do Pe. Josinaldo Plácido como também os párocos que enviaram os participantes. Gratidão imensa aos nossos catequistas pela vocação, missão e disposição em buscar formação para melhor servir. Sant'Ana, mãe e catequista, interceda pela Catequese em nossa Diocese de Coari. Amém.