28 JUL 2023

NOVA SEDE DA CÚRIA DIOCESANA DA DIOCESE DE COARI

No dia 26 de julho de 2023, em plena Festa de Sant’Ana, a Gloriosa Padroeira da nossa diocese, foi abençoada e inaugurada a nova cúria diocesana. Conforme a legislação eclesial “A cúria diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário” (Cân. 469). Por isso a cúria diocesana é a sede pastoral, administrativa e judicial da diocese.

Jesus não mandou construir as cúrias, mas nos enviou para a evangelização: “Ide pelo mundo inteiro e pregai a Boa Nova a toda a criatura... Vocês serão as minhas testemunhas até os confins do mundo... Eis que estarei com vocês até fim dos tempos”. Porém, para evangelizar precisamos das pessoas, dos espaços, de uma certa infraestrutura... A cúria deve servir para evangelizar, colaborar na construção do Reino de Deus e participar na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.

Na Festa de Sant’Ana deste ano e no 10º aniversário da criação da Diocese de Coari pelo Papa Francisco recebemos a graça de terminar e benzer a nova cúria cuja construção durou mais de dois anos. A nova cúria conta com uma bonita capela, com a secretaria, com as salas para as pastorais, com as salas para o tribunal eclesiástico, com o espaço para o museu diocesano de arte sacra, de uma valiosa biblioteca diocesana, uma copa, etc. A internet é fornecida pela moderna tecnologia de Startlink. Queremos agradecer, em primeiro lugar, a Deus, pela sua constante benção até o fim da construção. Nossa gratidão vai ao nosso Clero e a todos que rezaram e colaboraram na construção. Aos trabalhadores agradecemos pelo seu suor e zelo. Deus lhes pague e abençoe! Nossa gratidão aos nossos colaboradores e benfeitores! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém. Gloriosa Sant’Ana, rogai por nós!Image titleImage title