03:24
Fone (97) 3561-2227

Dom Marian Marek Piatek C. Ss. R.

20/10/2011 - Atual

Dom Marian Marek Piatek, C. Ss. R. ou Dom Marcos Piatek, Missionário Redentorista de Tuchów na Polonia, Filho de Alojza Piatek e Bronislaw Piatek. Seu pai era operário numa fabrica e sua mãe trabalhava em casa. Tem quatro irmãos, dos quais dois são sacerdotes; um é lazarista e o outro agostiniano. Na sua cidade natal frequentava a paróquia santuário atendida pastoralmente pelos Missionários Redentoristas. Fez a profissão religiosa em 1974, onde foi ordenado sacerdote aos 05/06/1980, junto ao famoso santuário mariano de Nossa Senhora de Tuchów. Realizou os estudos teológicos no Instituto Teológico dos Redentoristas da Província de Varsóvia, ligado à Pontifícia Academia Teológica de Cracóvia. Pe.Marian Marek Piatek, CSSR, possui graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia dos Missionários Redentoristas da Provincia de Vársovia PL (1980), mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Accademia Alfonsiana) (1983) e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (Accademia Alfonsiana) (1986) - Roma - Itália.

No mesmo ano chegou ao Brasil fazendo parte da Vice Província CSSR da Bahia. Nos anos de 1987 a 1990 era responsável pela formação dos seminaristas teólogos da Vice Província Redentorista da Bahia. Durante alguns período exerceu a função de Superior da Comunidade, Ecônomo da Missão Redentorista da Bahia, vigário paroquial e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor (Salvador - BA). Foi professor de Teologia Moral no Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador (IT-UCSAL). Trabalhou com professor convidado no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás em Goiânia, no Instituto Teológico dos Fadres Capuchinhos em Recife-Olinda, no Seminário Maior dos Redentoristas na Polônia e, no Instituto Superior de Estudos para Matrimônio e Família. Além disso, trabalhava na formação dos Estudantes Teólogos da Vice Província Redentorista da Bahia e Equipe Missionária Redentorista.

Além de ser professor de Teologia Moral na UCSAL e na Faculdade Teológica de São Bento, sendo pároco, dedicava-se ao trabalho pastoral na Paróquia da Ressurreição do Senhor (Ondina) em Salvador-Bahia. “Tem varias publicações, das quais merece lembrar os populares livros: “Igreja de São Lázaro” e “Bom Jesus: Homem e Deus”.

No ano 2008 colaborou com o Centro Missionário Redentorista da Bahia cujo objetivo é formar os missionários/as leigos/as para as Santas Missões Populares. Em 2009 foi convidado para ser um dos colaboradores do "Acampamento de Publicações", na área de Teologia Moral Social, um projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB. Foi coordenador acadêmico do Curso de Extensão em Missiologia e Evangelização do Centro Missionário Redentorista da Bahia, em parceria com a Universidade Católica de Salvador-BA e da CNBB.

No dia 15 de Junho de 2011 depois de uma longa espera, finalmente o povo da Prelazia de Coari recebeu com grande alegria e satisfação o anúncio do seu novo Bispo, feito pelo Santo Padre Bento XVI, nomeou Bispo da vacante Prelazia de Coari, no Estado do Amazonas, o Reverendo Padre Marian Marek Piatek (Padre Marcos), CSSR da Congregação do Santíssimo Redentor.

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top