Dados da Cúria

Cidade Coari

Email: diocesedecoari@hotmail.com

Segunda a Sexta - 8h00 às 12h00 - 14h00 às 18h00

A Igreja é divina e humana. A Igreja é o Povo de Deus e o Corpo Místico de Jesus. A Igreja existe para evangelizar. A Diocese de Coari tem na pratica 11 grandes paróquias com cerca de 500 Comunidades espalhadas pelos 120 mil km². Para evangelizar bem precisa-se de uma certa estrutura. Cada Igreja Particular (Diocese ou Prelazia) deve ter assim chamada Cúria Diocesana. O nome “cúria” vem de longe, dos tempos da administração romana. A etimologia da palavra vem do verbo “curar”, que significa “cuidar”. O prédio da cúria é o lugar onde se “cuidam” as pessoas e as coisas.

Conforme a legislação eclesial “A cúria diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário” (Cân. 469). Como se vê a legislação apresenta três finalidades principais da cúria diocesana: 1º A direção da atividade pastoral; 2º. A administração dos bens temporais e 3º. O exercício do poder judiciário de governo. Por isso a cúria diocesana é a sede pastoral, administrativa e jurídica da diocese. Para tudo isso precisa de uma certa infraestrutura e das pessoas. Para cumprir a função evangelizadora as paróquias tem os seus presbíteros, as pessoas da vida consagrada e os leigos. Além dos padres, que diariamente trabalham nas paróquias e comunidades, a Diocese tem algumas pessoas e funções, que auxiliam o bispo e a sua Igreja na missão evangelizadora. Por isso temos: o Vigário Geral da Diocese, o Coordenador Diocesano de Pastoral, o Chanceler da cúria, o Reitor do Seminário Sant’Ana, os Assistentes Eclesiais das Pastorais e Movimentos, as secretárias, etc. Como centro da administração, a Cúria Diocesana deve prestar os serviços, como por exemplo: Departamento de Contabilidade, Departamento Financeiro, Departamento Jurídico e Patrimonial, Departamento Pessoal, Assessoria de Comunicação, Serviço de Documentação e de Arquivo e Chancelaria. Estas funções devem estar ao serviço não apenas de uma determinada paróquia, mas de toda a nossa Diocese de Coari.

Historicamente falando, a Igreja de Coari tinha a sua cúria no prédio da Casa Paroquial dos Missionários Redentoristas. Mais tarde a cúria foi transferida para o prédio na Rua Gilberto Mestrinho 227. Esse prédio foi adaptado e abrigava: uma sala da secretaria da cúria, uma sala para a Biblioteca, uma sala para a Coordenação Diocesana de Pastoral e uma sala para outras pastorais. Numa só sala da secretaria da cúria tínhamos a secretária, o atendimento do bispo, o arquivo, o economato, etc.  Como o prédio era antigo e precário, já há alguns anos, se pensava em construir um novo prédio para abrigar a cúria diocesana.

No início do ano 2000 o Dom Gutemberg Freire Regis providenciou o Projeto Arquitetônico da Nova Cúria. Era um projeto bonito e composto de dois prédios: um prédio seria dedicado à Cúria e outro seria um Auditório para cerca de 700 pessoas. Com a chegada de Dom Marcos Piatek em 2011, se voltou a pensar na construção da Nova Cúria Diocesana. Depois de várias pesquisas e discussões, na Reunião do Clero em Manacapuru, na chácara do Sr. Felix, nos dias 29 a 31 de novembro de 2018, o Clero junto com o Bispo aprovaram o projeto da nova cúria feito pelo arquiteto Sr. Roberto Campos de Manaus. Para esta finalidade fizemos no quintal o poço artesiano de 80m de profundeza para ter a água própria. A pandemia da Covid - 19 atrasou a execução do projeto. Dialogando com o Pe. Luís Carlos, o Diretor da Radio Educação Rural de Coari, resolvemos transferir temporariamente o escritório da cúria, todos os livros da biblioteca e outros objetos para o prédio da Radio Educação Rural de Coari.

Em 2021 iniciamos os trabalhos da construção da nova cúria demolindo o velho prédio e começando as escavações. No terreno do velho prédio e ruinas fizemos a terraplanagem e cavamos 30 grandes sapatas para as colunas. Os trabalhos seguiam em frente. A nova cúria abrigar, além das várias pastorais e administração, a biblioteca, o museu diocesano, a capela, o tribunal eclesiástico, o estúdio de comunicação, o arquivo, a copa e etc.

Depois de mais de dois anos de trabalhos a nova Cúria foi abençoada e Inaugurada na festa da padroeira  da Diocese de Coari, Glóriosa Sant'Ana, em homenagem ao 10° da criação da Diocese de Coari pelo Papa Francisco (09.10.2013 - 09.10.2023). Gloriosa Sant'Ana, rogai por nós!