00:24
Fone (97) 3561-2227
24 JAN 2024

RETIRO DOS PADRES DA DIOCESE DE COARI, ALTO SOLIMÕES E PRELAZIA DE TEFÉ

Image title

" A IDENTIDADE DO MISSIONÁRIO PRESBÍTERO"

O retiro anual do clero das Dioceses de Coari, Alto Solimões e Prelazia de Tefé em 2024 teve como tema central a busca pela renovação espiritual. Sob a orientação do Pe. Antônio Niemiec C.Ss.R, atualmente vinculado ao Centro Cultural Missionário - CCM. O retiro foi realizado de 23 a 26 de janeiro na Casa de Retiro Santo Afonso, localizada na sede da Diocese de Coari.

A acolhida calorosa e fraterna de Dom Marcos Piatek, juntamente com a colaboração dos padres e seminaristas da diocese, tem sido fundamental para garantir o sucesso desse encontro de fé e renovação espiritual. Pe. Antônio Niemec ressaltou que cada retiro convida os participantes a promover uma mudança pessoal. Em cada fase da vida, os clérigos são convocados a revisitar o âmago de sua existência, onde se encontram as motivações mais profundas de sua vocação presbiteral.

O chamado é para que os presbíteros se conformem a Cristo Jesus. Ele os convida a renascer em suas vocações. Cristo continua a chamá-los no presente de suas histórias, convidando-os a se configurarem cada vez mais a Ele. Esse processo é gradual e exige que se identifiquem cada vez mais com Cristo, vivendo-o no cotidiano. Trata-se de um verdadeiro esvaziamento de si mesmos, permitindo-se serem preenchidos por Cristo. Como bem disse Paulo: "Irmãos, sofro como em dores de parto até que Cristo seja formado em nós". Eles devem desaparecer para que Ele (Cristo) cresça neles (os padres). O renascimento para a vocação é um processo doloroso pelo qual os presbíteros devem passar. Eles devem viver ontologicamente em Cristo Jesus, compartilhando os mesmos sentimentos que Ele. Até que ponto eles vivem essa identidade e conformidade com Jesus Cristo?

Dessa forma, o orientador do retiro, Pe. Antônio Niemiec, introduziu o retiro do clero das três Igrejas Locais, ressaltando a importância desse período de reflexão e renovação espiritual.

Image title

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top