00:01
Fone (97) 3561-2227
03 FEV 2024

PARÓQUIAS REALIZAM ASSEMBLEIAS DE PASTORAL

Image titleEntre os dias 02 e 04 de fevereiro, algumas paróquias da Diocese de Coari se reuniram respectivamente em suas cidades para a realização de suas assembleias de pastoral paroquial. Em Coari, a Paróquia Sant'Ana e São Sebastião realizou seu planejamento de evangelização em seu Centro de Pastoral, já a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou seu encontro na Casa de Retiro e Centro de Formação Santo Afonso. Em Codajás, na Paróquia Nossa Senhora das Graças e em Anori, na Paróquia Imaculada Conceição, ambas, conduziram suas assembleias na Igreja Matriz. A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Beruri e a Paróquia Santuário de São Francisco em Anamã realizam este evento eclesial em seus centros de pastoral.

Com o tema: "Fraternidade e Amizade Social", a Campanha da Fraternidade 2024 está sendo estudada e refletida durante estes dias nas em algumas destas assembleias. A respeito das assembleias pastorais, desde a Igreja primitiva, elas são um lugar onde os fiéis se reuniam para rezar, ouvir a Palavra de Deus, partilhar suas experiências de fé e tomar decisões importantes para a missão, evangelização e a vida da comunidade. Na Carta aos Coríntios, por exemplo: São Paulo escreve sobre a importância da participação ativa dos membros da comunidade nas assembleias, destacando a diversidade de dons e carismas que o Espírito distribui entre os fiéis para o bem comum (1Cor 12, 4-11).

À vista disso, as assembleias pastorais por natureza compõem ampla participação dos leigos, bem como das religiosas e os presbíteros. Juntos rezam, refletem e colocam em prática as decisões tomadas em comum. Este evento eclesial, é caminho de ocasião para o diálogo, escuta e o discernimento em comunhão, participação e missão, além de ser ocasião para escutar as necessidades e desafios enfrentados pela comunidade local e responder a eles de forma coletiva e solidária. Fato que não deixa de ser uma ação do Espírito Santo que é a alma da Igreja, em vista da sinodalidade da Igreja Local em prol da evangelização.

Dessa maneira, as assembleias pastorais das paróquias da Diocese de Coari cumprem um papel importante em busca de visibilizar a ação do Espírito Santo como expressão da unidade nesta Igreja Particular. Por conseguinte, ressalta-se que todas as formas de organizações da missão nas paróquias da  Diocese que são construídas e pensadas pelos agentes missionários, são antes de tudo inspirações divinas do Espírito Santo que se manifesta na sua Igreja, o que seria a ação do Espírito se não o “mover-se”, pôr-se em movimento em direção ao Reino? É que, a Terceira Pessoa da Trindade, agi antes ou durante de tais eventos e nunca deixa sua Igreja sem a devida assistência. A partir deste evento eclesial da Diocese de Coari, em vista da organização, da unidade, da comunhão, da pastoral e da missão da Igreja local, o Espírito Santo tem agido, inspirado e conduzido as paróquias em todo o processo de reconfiguração da evangelização neste contexto da Diocese de Coari.

Image title


Image title


Image titleImage title

Image title

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top