Rádio Educação Rural de Coari

Caixa Postal: 21

Ouça a Rádio através do Aplicativo

BREVE RELATO HISTÓRICO

(RERC) Rádio Educação Rural de Coari.

Os primeiros Missionários Redentoristas norte-americanos chegaram ao Brasil, à Amazônia, especificamente, ao “Vale Amazônico” (que incluía as cidades de Manaus, Coari e Manacapuru), no dia 11 de setembro de 1947.

Tinham como objetivo evangelizar o “Vale Amazônico”. Assim que se instalaram, assumiram várias paróquias, entre as quais estava a cidade de Coari, situada a mais ou menos 370 km. da capital do Amazonas, Manaus. Pela grande extensão da paróquia de Coari “Sant’Ana e São Sebastião”, com escassa distribuição demográfica e pelas enormes distâncias que tinham que ser percorridas, os missionários encontravam muitas dificuldades para a realização dos trabalhos pastorais.

Diante destes enormes desafios para a missão, e pela inspiração de Dom Mário Anglin, entre outras medidas, começaram a pensar na criação de uma Rádio, para poder atingir as comunidades das distâncias. Mais tarde o esforço cooperativo do Governo e dos bispos brasileiros em estabelecer, nas áreas subdesenvolvidas do país, um programa nacional para a educação básica e desenvolvimento comunitário, resultou no projeto de criação da Rádio Educação Rural de Coari (RERC). No dia 30 de junho de 1964, segundo o histórico, o primeiro programa experimental foi transmitido das 12 às 15 horas. E no mesmo dia das 18 às 21 horas. E de forma oficial dia 26 de julho de 1964 na festa de Sant’Ana na catedral de Coari, e posse de Dom Mário, a Rádio Educação Rural de Coari entra no ar, com um pequeno transmissor de apenas 250 watts oferecendo a Dom Mário a oportunidade de manter contato com um maior número de pessoas. De início, adquiriu cerca de 50 rádios pequenos e distribuiu nas áreas de assentamento ao longo das comunidades rurais da Prelazia. Esses rádios sintonizavam apenas a estação rádio Coari. No início, os estúdios foram montados no refeitório do antigo seminário, em Coari.  A torre de transmissão foi erguida num bairro da cidade.

No início, a emissora transmitia programas todas as noites durante a semana, entrando no ar com o “Ângelus” às 18 horas e continuando a transmissão até às 21 horas. Somente durante um período de sua existência, a RERC quase foi desestruturada, porém, em 1978, padre Alírio Lima que já estava completamente envolvido com a fundação e com o funcionamento da emissora há mais de 12 anos, foi tirar 1 ano sabático bem merecido. Na continuidade dos projetos professores-catequistas foram treinados em Coari e enviados para viverem nos assentamentos acompanhando as rádios-aula juntamente com os adultos e as crianças. A missa era transmitida aos domingos e feriados. Todas as noites Dom Mario falava por 15 minutos pela rádio em algum aspecto do Concílio Vaticano II.

Em seus 58 de existência, a (RERC) já foi dirigida por vários padres redentoristas, e somente um leigo Marcos Cícero, mudou também de frequência como também teve sua potência ampliada. As mudanças que mais marcaram o processo de comunicação desta emissora, de 1994 até os dias de hoje, são atribuídas à criação da Fundação Santíssimo Redentor e aos investimentos em novas tecnologias que se fizeram, implantando-as na RERC. Outra mudança que contribuiu grandemente para a inovação de nossa emissora foi a implantação da mais nova concessão de Rádio AM em ondas médias, em 2004, com 10.000 watts de potência.

No início de 2020, a fundação Santíssimo redentor passou a ser gerenciada sob a responsabilidade dos padres diocesanos, tem como atual diretor Pe. Luís Carlos Sales. Hoje, trabalhamos com 40% da programação própria e 60% terceirizada, também estamos na web com a transmissão pelo app próprio e nas plataformas virtuais, sonhamos com uma estação FM e estamos nos empenhando pra isso. Deus nos ajude a chegar aos 60 anos no ar comunicando com o que há de melhor em tecnologia na área do rádio

Pe. Luis Carlos Sales de Amorim

Diretor da (RERC)