21 NOV 2023

TERMINOU A VIIIª ASSEMBLEIA PASTORAL DA DIOCESE DE COARI

Image titleNos dias de 17 a 19 de novembro de 2023, foi realizada, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Codajás, a VIIIª Assembleia Pastoral da Diocese de Coari. O encontro iniciou com a celebração da Eucaristia presidida por Dom Marcos Piatek, concelebrada pelos padres que evangelizam na diocese e mais de 200 participantes representando as comunidades, as pastorais, serviços e movimentos. Na introdução geral à assembleia o dom Marcos lembrou o Ano Vocacional, o Sínodo sobre a sinodalidade e os 10 anos da criação da Diocese de Coari pelo Papa Francisco, no dia 09 de outubro de 2013. Na sua exposição o bispo apresentou uma síntese da caminhada da diocese nos últimos dez anos, tanto do ponto de vista pastoral, quanto administrativo e agradeceu a colaboração de todos. Na sua apresentação o bispo frisou, que a Igreja e a Assembleia Pastoral estão ao serviço da evangelização e da missão. A Igreja, desde os tempos remotos jamais parou de evangelizar, de servir e de celebrar.  A missionariedade se expressa através do Anúncio (Múnus Profético), através do Serviço-Caridade (Múnus Régio) e através do Culto (Múnus Sacerdotal).  Este ano a assembleia teve como tema: “A VOCAÇÃO À VIDA CRISTÃ E A VIVÊNCIA DOS SACRAMENTOS, NUMA IGREJA SINODAL.”  Refletindo sobre a vocação à vida cristã, com ajuda do Pe. Elcivan, a assembleia se dedicou a aprofundar os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Matrimonio, que estão bem presentes na vivência do nosso povo, mas que nos trazem hoje novos desafios. O Sacramento do Batismo foi apresentado pelo Pe. Delaci e pela sra. Graça Palheta. O Sacramento do Matrimonio foi abordado pelas senhoras Rosa Cândida e Nívia Maria. O Sacramento da Eucaristia ficou por conta do Pe. Valdivino. A contribuição dos participantes da assembleia foi importante e enriquecedora. Durante a assembleia as paróquias e as pastorais compartilharam suas trajetórias pastorais, avaliando as suas caminhadas, planejando, estabelecendo metas e objetivos. Finalizando a assembleia Dom Marcos, para o bom andamento das pastorais, compartilhou as informações sobre algumas mudanças e transferências no meio do clero e dos seminaristas.

Image titleO encerramento da VIIIª Assembleia Pastoral da Diocese de Coari contou com uma bela Celebração Eucarística na Comunidade São Sebastião, onde o bispo, os presbíteros, as irmãs religiosas, os seminaristas, os delegados da assembleia, contaram com a presença calorosa dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Nossa gratidão a Deus por esta importante assembleia pastoral. Agradecemos, nas mãos dos Pe. Felipe (pároco), do Pe. Edinei, das irmãs do Divino Mestre, das numerosas Equipes de Apoio, a toda a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Codajás. Parabéns!  Nosso agradecimento a todos os participantes da Assembleia pelo seu zelo, dedicação e a maturidade cuidando pela Igreja que está em Coari. A Assembleia foi tranquila, frutuosa e fraterna, graças à Coordenação Diocesana de Pastoral acompanhada de perto pelo seu coordenador. Pe. Valdivino. Que Maria, a Senhora de Codajás e a Gloriosa Sant’Ana, Padroeira única da Diocese de Coari, nos inspirem na missão testemunhando, servindo e celebrando.