27 SET 2024

NA DIOCESE DE COARI VARIAS COMUINIDADES COMEÇARAM O NOVENÁRIO EM HONRA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

A devoção ao Glorioso São Francisco de Assis é muito divulgada no meio do nosso povo. Todas as nossas 11 paróquias têm comunidades dedicadas a São Francisco. Em Anamã, na Paróquia Santuário São Francisco, o santo é Padroeiro do Município. Este ano, o tema é: “São Francisco de Assis pregava o amor a tudo o que Deus criou". Em Beruri, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Comunidade São Francisco, o tema central é: “São Francisco e a convivência fraterna na sociedade”, inspirado pela iluminação bíblica: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Em Anori, na Paróquia Imaculada Conceição de Maria, o Pobre de Assis é louvado no bairro Santo Antônio, onde está em construção a Igreja de São Francisco, e o tema é: “A Esperança Franciscana ilumina nossa História.” Em Codajás, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a Comunidade São Francisco reza o seu novenário com o tema: “São Francisco Missionário de Cristo, com o lema: “Não leveis nada para o caminho”. Em Caapiranga, o Santo de Assis, no bairro Novo Horizonte, tem uma nova e bonita igreja dedicada a ele. Em Manacapuru, na Comunidade São Francisco, em Arapapá, que pertence à Paróquia Cristo Libertados, o festejo é muito conhecido e participado. Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, a Comunidade São Francisco realiza o festejo muito bonito. Em Coari, São Francisco é o Padroeiro do município e na Comunidade São Francisco, no bairro Tauá Mirim, pertencente à Paróquia Sant’Ana e São Sebastião, o tema escolhido para o festejo deste ano é: “São Francisco, fraterno e orante, modelo de amor eucarístico”.

A celebração do Novenário e da Festa de São Francisco são o tempo forte na vivência religiosa do nosso povo, que gosta dos seus Padroeiros e Santos. Na ausência da Eucaristia e dos Padres, em muitas Comunidades, a fé é sustentada pela vida e o exemplo dos santos/as. Os festejos de São Francisco ajudam na renovação da fé, fomentam o processo da conversão, fortalecem a prática da caridade e da solidariedade fraterna, criam gosto pela oração individual e comunitária, contribuem na construção do Reino de Deus no meio das comunidades. Tudo isso é realizado e celebrado num clima de comunhão, de sinodalidade e de missão. A devoção popular, as procissões, os arraiais e leilões criam laços de comunhão e de corresponsabilidade eclesial. Por ocasião do Novenário e da Festa, desejamos a todos os devotos muita benção de Deus e proteção de São Francisco de Assis. São Francisco, rogai por todos nós!