06 FEV 2024

ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO REGIONAL NORTE I

Ao longo destes próximos dias os bispos do Regional Norte I estão reunidos em Tepequém-RO, para a reunião ordinária dos epíscopos da região. A Assembleia do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte 1 é uma reunião periódica dos bispos, ela permite aos mesmos discutirem questões pastorais, teológicas e sociais específicas para o Regional Norte I, além de coordenar esforços pastorais e compartilhar recursos. Nestas assembleias é possível elaborar diretrizes pastorais, responder a desafios locais e colaborar em questões de importância comum, também são instrumento de comunhão, colegialidade, sinodalidade, ação e inspiração do Espírito Santo.

A Carta Apostólica do Sumo Pontífice São João Paulo II, sob a forma de Motu Proprio, Apostolus Suos (1998) menciona que:

A união colegial do Episcopado manifesta a natureza da Igreja, a qual, enquanto semente e início do Reino de Deus na terra, é para todo o gênero humano o mais firme germe de unidade, de esperança e de salvação. Assim como a Igreja é una e universal, assim também o Episcopado é uno e indiviso, sendo tão extenso como a comunidade visível da Igreja e constituindo a expressão da sua rica variedade. Princípio e fundamento visível dessa unidade é o Romano Pontífice, cabeça do corpo episcopal. A unidade do Episcopado é um dos elementos constitutivos da unidade da Igreja. (João Paulo II, Cap. II, n. 8).