09 ABR 2024

DOM MARCOS REALIZA A VISITA AOS SEMINARISTAS DA DIOCESE, EM MANAUS.

Image titleAntes de viajar para a 61ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário de Aparecida. O bispo de Coari se encontrou com a Sr.? Lúcia Santos, a Contadora da nossa Diocese, fez uma visita fraterna ao Dom Gutemberg e se encontrou com os nossos seminaristas que estudam a filosofia e a teologia na Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus. Dom Gutemberg está bem, graças a Deus e participa das atividades no santuário. Atualmente a Diocese de Coari tem, em Manaus, os 05 jovens. Eles moram e percorrem o processo formativo rumo ao presbiterado no Seminário São José da Arquidiocese de Manaus. A formação filosófico-teológica eles recebem na Faculdade Católica do Amazonas. Da última reunião com o bispo não participou o seminarista Sebastião Gabriel devido à Missa do 7 dia de seu pai, Sr. Sebastião P. Caldas, em Coari. Conforme a legislação eclesial, o primeiro responsável pela formação dos seminaristas é o bispo. No nosso caso, pela distância, o processo formativo acontece em Manaus. Somos gratos ao Cardeal Dom Leonardo Steiner e aos formadores, na pessoa do Pe. Pedro, Reitor do Seminário, com a sua Equipe, pelo acompanhamento diário dado aos nossos seminaristas. Os nossos seminaristas, além de participar de todo o processo formativo no Seminário São José, zelam pela sua própria identidade como seminaristas da diocese de Coari. Dentro do nosso “Grupo da Diocese de Coari” eles assumem as seguintes funções e serviços:
ETAPA DA CONFIGURAÇÃO (TEOLOGIA): 1. Mateus Cabral-1° de Teologia (Coordenador do Grupo) 2. Sebastião Gabriel Caldas-1° de Teologia (Representante no Comitê Regional norte 1)ETAPA DO DISCIPULADO (FILOSOFIA): 3. Marinilton Correa Martins-2° da Filosofia (Cuidador dos Livros do Grupo da Diocese)4. Ronildo Azevedo-2° da Filosofia (Secretário do Grupo)5. João Henrique ?2° da Filosofia (Ecônomo do Grupo)É bom lembrar, que em Coari a diocese de Coari tem o Seminário Sant’Ana, onde os candidatos fazem o Ano Propedêutico, antes de seguir para formação presbiteral em Manaus. Rezemos pelas boas e santas vocações a nossa Diocese. Agradecemos a Deus e a todos os que nos ajudam também materialmente na obra vocacional. Como a família é o berço das vocações, criemos ainda mais a Cultura Vocacional no meio de nós. Gloriosa Sant’Ana, rogai por nós!