18 JUN 2024

Ordenação Diaconal de Leonardo Rufino e Willian Aragão

No dia 15 de junho de 2024 aconteceu a Ordenação Diaconal de Leonardo Rufino e Willian Aragão na Catedral Diocesana de Coari. Foi um evento marcante não só para a comunidade local, mais também para toda Diocese de Coari. Realizada em uma cerimônia solene, a ordenação contou com a presença de familiares, amigos, clero, seminaristas, as irmãs religiosas e fiéis, que se reuniram para celebrar esse importante passo na vocação de Leonardo e Willian. De Manaus vieram o Dom Zenildo Lima, bispo Auxiliar da arquidiocese, Pe. Pedro Cavalcante, atual reitor do Seminário São José, alguns professores e amigos. A Santa Missa foi presidida por Dom Marcos Piatek, bispo diocesano, que ressaltou a importância do diaconato na Igreja e a dedicação necessária para servir à comunidade com amor e humildade. Dom Zenildo Lima, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, que era reitor do Seminário São José, aonde estudavam os dois diáconos, na sua homilia, destacou as virtudes que os novos diáconos devem cultivar, como a caridade, a obediência e a disponibilidade para o serviço. Leonardo Rufino e Willian Aragão foram ordenados diáconos pela imposição das mãos e prece consecratória de Dom Marcos Piatek. Este rito, cheio de significado religioso e simbolismo, representa a transmissão do Espírito Santo e a integração no Sacramento da Ordem. Eles receberam as vestis diaconais, o Evangeliário, a Liturgia das Horas para a oração cotidiana. A partir daquele momento os diáconos fazem parte do Clero. Após a ordenação, os novos diáconos foram acolhidos com entusiasmo pela comunidade presente. Em suas palavras de agradecimento, Leonardo e Willian expressaram sua gratidão a Deus, ao bispo, aos formadores, familiares e amigos que os apoiaram ao longo da jornada vocacional. Dom Marcos, antes da benção final, agradeceu a todos, sobretudo aos pais e os familiares por oferecerem seus filhos a Deus e à Diocese de Coari. A Ordenação Diaconal de Leonardo Rufino e Willian Aragão na Catedral Diocesana, não só reforça a importância do diaconato na Igreja, mas também inspira a comunidade a seguir com fé e dedicação o caminho do serviço cristão, ao exemplo do próprio Jesus que não veio para ser servido, mas para servir. A ordenação diaconal é um momento propício para o despertar para as vocações presbiterais. Após a solene celebração da Ordenação Diaconal todos foram convidados a participar da confraternização, que foi preparada pelas três paróquias da cidade de Coari, na praça da catedral. Gloriosa Sant’Ana, rogai por todos nós!