14 SET 2024

O VI° CONGRESSO MISSIONARIO DIOCESANO, EM COARI

Image titleNos dias 13 a 15 de setembro de 2024, está acontecendo, na Casa de Retiro Santo Afonso e Centro de Formação Missionária, o Congresso Missionário Diocesano. O tema do Congresso é: “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema: “Ide, convidai a todos para o banquete”. Participam 45 pessoas das diversas paróquias da Diocese, entre leigos, irmãs religiosas, padres, seminaristas e o bispo. A Equipe Responsável é coordenada pelo Pe. Raimundo Gordiano, da nossa COMIDI. O Congresso começou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Marcos Piatek, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Gordiano e o Pe. Felipe Jorge. O evento é marcado pelos momentos de oração, de reflexão, de dinâmicas, de partilhas e de confraternização. Tudo isso serve para estreitar ainda mais os laços com Jesus e o seu Reino. Da experiência pessoal de Jesus nasce a nossa missionariedade eclesial. A Igreja existe para evangelizar. Na Missa da abertura, São Paulo nos lembrou: “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! A iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado”. Não se trata apenas de proclamar, mas também vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo como discípulos missionários. “Eu luto para não acontecer que, depois de ter proclamado a Boa-Nova aos outros, eu mesmo seria reprovado” (1 Cor 9, 16-17, 27). O Congresso termina no domingo com uma ação missionária no Condomínio Caracol e com a Missa de Encerramento. Nossa gratidão a Deus, aos participantes, aos padres que enviaram os seus paroquianos e a todos que rezaram e apoiaram este VI Congresso Missionário da nossa Diocese de Coari. Deus lhes pague!