ENCONTRO FORMATIVO DA PASTORAL FAMILIAR NORTE 1 DA CNBB
22 MAI 2023

ENCONTRO FORMATIVO DA PASTORAL FAMILIAR NORTE 1 DA CNBB

Image titleEstamos celebrando o Ano Vocacional! Queremos tomar maior consciência da nossa vocação à vida, à fé, às vocações especificas, que tem a sua base no Sacramento do Batismo, no Sacramento do Matrimónio ou no Sacramento da Ordem. Queremos aprofundar no meio de nós a Cultura Vocacional.   No contexto atual o papel de destaque cabe à vocação matrimonial e familiar, células fundamentais para a vida da sociedade e da Igreja. Nos dias de 19 a 21 de maio de 2023, na Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus, a Pastoral Familiar do Regional Norte 1 da CNBB organizou o “Encontro sobe Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado ao Sacramento do Matrimónio: A Catequese para Noivos”. A formação foi realizada pelo Pe. Crispim Guimarães dos Santos, secretário executivo da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família, de Brasília. O encontro começou com a celebração eucarística presidida por Dom Marcos Piatek, bispo da Diocese de Coari e bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional Norte I da CNBB. Participaram 130 pessoas representando as seguintes Igrejas Locais: Arquidiocese de Manaus, Diocese de Coari, Prelazia de Itacoatiara, Diocese de Parintins, Diocese de Roraima, Diocese São Gabriel da Cachoeira, Prelazia de Tefé. Não conseguiram vir os representantes da Diocese de Alto Solimões e de Borba. A diocese de Coari estava representada por 01 casal de Anamã, 02 casais de Coari, 01 casal da Paróquia Cristo Libertador em Manacapuru.  Foi 03 dias de muito conhecimento, espiritualidade, partilha e diálogo entre as realidades das Dioceses e Prelazias do Regional Norte 1 da CNBB. No sábado à noite os casais fizeram a adoração ao Santíssimo Sacramento. Domingo pela manhã fomos à catedral de Manaus onde Dom Leonardo, o cardeal da Amazônia, Dom Marcos e alguns padres, celebraram a Eucaristia. Ainda na parte da manhã de domingo o Dom Leonardo nos visitou no local do simpósio. Durante o encontro nos damos maior consciência da necessidade de investir mais na preparação dos jovens e dos noivos para o Sacramento do Matrimónio. Isso se torna urgente e desafiador no mundo de rápidas e profundas mudanças com suas alegrias, mas também com várias lacunas. Já o Papa Francisco nos lembrou que, por ex., para a vida presbiteral a preparação dura cerca de 07 – 08 anos. Também a vida matrimonial e familiar, que é um caminho de felicidade, de perfeição e de santidade precisa da devida preparação e acompanhamento nas nossas paróquias evitando assim o crescente número de separações e casamentos nulos. O mundo de hoje é muito diferente daquele onde todos eram católicos, tinham a vivência dos sacramentos e praticavam a caridade.  Por isso, quem pretende casar precisa ser ajudado na sua vocação matrimonial, fazer um caminho — itinerário e um discernimento. A Igreja do Brasil, fiel ao Evangelho de Jesus e aos ensinamentos da Igreja Universal, conta com valiosos subsídios para isso. Somos chamados a aperfeiçoar a nossa evangelização nas famílias e com as famílias! É bom lembrar, que “A Pastoral Familiar é uma pastoral de pessoas, portanto, onde estiver uma pessoa lá a pastoral deve estar”. Nossa gratidão a Deus e, nas mãos do casal Ronildo e Rosê, casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Norte 1 da CNBB, a todos os participantes e colaboradores. Sagrada Família, rogai por nós!